As diferenças entre CAPEX e OPEX de TI

Em tempos de transformação digital, a amplitude da tecnologia tem se mostrado na prática, evidenciando sua importância no cotidiano operacional das empresas. No entanto, não se trata de um assunto estático, que pode se adequar a todas as organizações sem grandes mudanças. Cada caso apresenta suas particularidades e, por isso, a importância de se compreender alternativas mais adequadas às demandas exigidas por cada gestor. Nesse sentido, se atentar às diferenças entre CAPEX e OPEX de TI é o primeiro passo para identificar o melhor projeto de digitalização.

O avanço tecnológico é um fenômeno cada vez mais presente no Brasil e ao redor do mundo. Em uma pesquisa recente publicada no ICTd – Índice CESAR de Transformação Digital, identificou-se que a transição ao digital, em 2020, tornou-se uma prioridade máxima para 23,7% dos gestores entrevistados, configurando um salto de 7,3% em relação a 2019.

A tendência é de que esse cenário continue a se expandir. E os modelos de gastos CAPEX e OPEX são de extrema relevância para que a empresa encontre os moldes ideais para seus negócios.

CAPEX e OPEX: o que são?

Afinal, quais são os significados desses termos? CAPEX resume as despesas de capital, como uma sigla para Capital Expenditure. Trata-se de todos os gastos destinados à aquisição de bens por parte da organização, no âmbito da Tecnologia da Informação, decai sobre o investimento em sistemas de hardwares, softwares e equipamentos, especialmente no que diz respeito à estruturação da área.

Já o OPEX, proveniente de Operational Expenditure, abrange todos os custos operacionais, sendo responsável por preservar o funcionamento dos bens adquiridos pela companhia. Programas de manutenção, acompanhamento em tempo real e terceirização são exemplos que simbolizam o modelo de OPEX na realidade empresarial.

Confira abaixo as principais características de CAPEX e OPEX!

CAPEX

  • Alto investimento: com os gastos centralizados em atividades próprias da empresa, a tendência é de que esse modelo de investimento ultrapasse o escopo orçamentário, principalmente se enquadrado no departamento de TI, que não costuma apresentar uma grande abertura para grandes movimentos financeiros;
  • Favorável ao valor de mercado: como o investimento é aplicado nas operações da organização, é possível estimular um aumento considerável no valor de mercado, visto que a quantidade de ativos tende a crescer;
  • Resultado a longo prazo: dentro desse modelo de CAPEX, é possível que a receita possa surgir em um longo intervalo de tempo após as despesas aplicadas, fato que pode comprometer o fluxo de caixa e a própria saúde financeira.

OPEX

  • Redução de custos: ao optar por um plano de OPEX de TI, o gestor pode repassar etapas de implementação e desempenho de sistemas digitais para um serviço de outsourcing, que, por sua vez, será o grande responsável por arcar com os gastos que cercam equipamentos alocados, softwares e hardwares, diminuindo as despesas com a compra de recursos e a manutenção para que permaneçam funcionando adequadamente;
  • Foco total no core business:  na modalidade OPEX, sob o contexto da terceirização, a empresa contratante encontra disponibilidade para direcionar seus investimentos em outros setores igualmente importantes, que compõem a expertise e o foco principal do negócio;
  • Suporte especializado: realizar um investimento no departamento de TI não é uma tarefa de simples execução, ainda mais para organizações pouco familiarizadas com o segmento. Por isso, atingir a excelência operacional por meio da tecnologia mostra-se alcançável com o suporte de profissionais especializados e com as ferramentas necessárias para garantir a funcionalidade das soluções implementadas.

A escolha pelo outsourcing de TI

Por fim, devemos destacar a importância de cada gestor realizar um diagnóstico interno e identificar qual alternativa é a mais indicada para seu tipo de negócio. No campo de OPEX, a terceirização surge com uma abordagem inovadora para inserir a empresa em uma nova era digital, como apontamos em uma publicação recente.

CAPEX e OPEX são duas possibilidades que devem passar pelo vocabulário de todas as corporações que buscam introduzir a tecnologia no cotidiano operacional. Dessa forma, será muito mais fácil sustentar uma estrutura de TI que provoque melhorias e abra portas para oportunidades promissoras.

Projetos de Curto Período

Essa é uma boa opção para tirar do papel estratégias de redução de custo, esse formato possibilita locação de produtos de última geração por um tempo pré-determinado.

Vantagens

Maior Diversificação
Possibilidade de contar com equipamentos específicos para cada tipo de usuário.
Baixo Custo
Invista somente o necessário com equipamentos de tecnologia.
Mais Tranquilidade
Em caso de problemas com equipamento você poderá contatar diretamente a Arklok para prestar o suporte.
Execução de Planejamento
Curto Prazo
Prever cenários futuros é um grande desafio, por esse motivo, muitas empresas passaram a optar por soluções de contratar de acordo com a demanda para evitar desperdício e acúmulo de equipamento. 

Projetos Customizados

Partindo da premissa que cada negócio possui suas particularidades a Arklok se posiciona no mercado com soluções customizáveis que visam aumentar a produtividade da área de TI.

Fluxo de atuação

Ideias
Do insight a requisição de um projeto ou alteração de sistema existentes.
Entendimento
Levantamento de requisitos, análise, documentação e testes de viabilidade.
Construção
Implementação da solução, desenvolvimento das funcionalidades.
Testes
Garantia de que tudo o que foi definido está funcionando corretamente.
Versão Final
Entrega da solução final, acompanhamento e monitoria.
Versão Final
Manutenção evolutiva e preventiva, suporte especializado.

Central de Serviço Compartilhado

Nosso monitoramento é proativo, ou seja, sempre que detectado qualquer alteração no ambiente do cliente, o nosso time de suporte, analisa a criticidade e executa planos de ação para garantir a máxima disponibilidade do seu negócio.

Vantagens

Monitoramento 24×7
Os profissionais da Arklok estão preparados para atender a sua empresa e atuarem frente aos principais desafios apresentados pela Transformação Digital.
Gerenciamento de incidentes
Redução de perda de lucro por downtimes.
Disponibilidade
Ganho de performance e disponibilidade para garantir a continuidade dos processos de missão crítica.
Compliance
Padronização de processos e redução de redução de erros operacionais.

Principais Produtos

Automation as a Service

Automação como serviço
é a implementação de ferramentas e soluções para facilitar processos

Arklok Enterprise

Ideal para empresas que desejam possuir equipamentos de ponta para aumentar a performance, segurança e flexibilidade para as rotinas organizacionais, bem como SLA que se ajusta a cada necessidade.

Vantagens

Profissionais Especializados
Os profissionais da Arklok estão preparados para atender a sua empresa e atuarem frente aos principais desafios apresentados pela Transformação Digital.
Ferramentas ITIL Compliance
Nossas operações contam com ferramentas reconhecidas e prontas para atender o seu negócio.
Automatização de Processos
Utilizando tecnologias de ponta (como sistemas de workflow, URA inteligente e RPA) automatizamos qualquer atividade repetitiva e recorrente, independentemente do nível de complexidade dos processos, proporcionando aumento de produtividade e diminuição de erros na operação.
Mobilidade
Recursos responsivos permitem que tudo seja feito por meio de dispositivos móveis, desde a abertura e acompanhamento de chamados até a aprovação de workflows e análise de indicadores.

Principais Produtos

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