Business Continuity Plan: como proteger o seu negócio?

Empresas de grande porte costumam contar com o Business Continuity Plan, uma política responsável por definir como uma organização irá se manter segura e quais medidas devem ser seguidas no dia a dia para evitar possíveis incidentes.

Essa estratégia é indispensável, pois é a partir dela que uma empresa consegue performar corretamente durante um desastre, mantendo seus serviços e documentos sob controle. Neste texto você entenderá mais sobre o Business Continuity Plan e como as soluções de TI são importantes para esse cenário. Continue lendo!

Como o Business Continuity Plan funciona?

O plano é amplo e apresenta medidas contingentes para todos os profissionais, ativos e procedimentos da organização – levando sempre em conta todos os aspectos que poderiam afetá-la.

O Business Continuity Plan costuma apresentar também uma lista de verificação que dá suporte para a localização de instalações emergenciais, backups, equipamentos e abastecimento. Além disso, ele consegue identificar administradores e informações de contato para equipes que necessitam de ajuda.

Estratégias detalhadas são desenvolvidas para que operações de negócios sejam mantidas, em curtos períodos ou longas indisponibilidades.

Como manter a estratégia alinhada?

Para garantir o funcionamento correto, o plano de recuperação de desastres deve disponibilizar estratégias capazes de gerenciar interrupções de TI em redes, computadores pessoais e dispositivos móveis, além de práticas para recompor tarefas do software corporativo e do escritório.

Normalmente, esse trabalho conta com três características importantes, sendo elas:

  • Continuidade operacional: onde as atribuições seguem depois de situações inesperadas ou interrupções programadas, utilizando medidas rotineiras, como backup;
  • Grande disponibilidade: recursos para que a organização tenha acesso às aplicações, mesmo com todas as falhas locais (que podem acabar afetando procedimentos, programas de TI da empresa, etc.);
  • Recuperação de desastres: definir um modo de restaurar a estrutura de TI, transferindo-a para outro data center físico.

Contar com o Business Continuity Plan faz com que falhas na estrutura sejam descartadas e prejuízos imensuráveis sejam evitados. As empresas estão percebendo esse ponto, ou seja, que o fornecimento de uma infraestrutura estável é a principal chave para o crescimento e a proteção de seus dados.

Resistir e se recuperar de ameaças já não é mais suficiente, pois são os planos de continuidade os principais responsáveis por reter clientes e proteger os dados de uma marca, além de minimizar o tempo de inatividade e proporcionar melhorias sustentáveis na continuidade de negócios.

Conte com soluções seguras de TI

Outro ponto relevante é contar com quem realmente entende do assunto no momento de implementar o Business Continuity Plan, como a Arklok, que garante que todas as aplicações críticas (tais como ERP, servidor de mensageria e colaboração e banco de dados) não sofram ataques ou paradas, restabelecendo todo o ambiente de modo prático e seguro.

Quer proteger sua empresa com o suporte de um Business Continuity Plan?

Entre em contato para conversarmos sobre as soluções que podemos trazer para você e o seu negócio. 

Encontre-nos também em nossas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram, e fique por dentro de todas as vantagens que oferecemos. 

Até o próximo post!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok