Você sabe quais são as certificações de TI mais valorizadas no mercado?
A TI é uma das áreas que mais têm ganhado destaque nos últimos anos. Responsável por conectar pessoas, otimizar processos empresariais e movimentar um mercado bilionário, o setor tem atraído o olhar de inúmeros profissionais que desejam trabalhar com tecnologia e, claro, esperam garantir uma remuneração acima da média.
Dados retirados de um estudo da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) reforçam essa demanda: os empregos ligados à tecnologia cresceram 95% em 10 anos. Sim, a área de TI está escalando de forma acelerada e sua popularidade vem crescendo.
Porém, para embarcar no setor e realmente se destacar em meio à concorrência, não basta só querer. É preciso se dedicar totalmente para dominar as nuances que envolvem a Tecnologia da Informação e, principalmente, emitir certificados que comprovem essa qualificação técnica.
Então, fique atento às certificações de TI mais valorizadas do mercado em 2025!
O que são certificações de TI e qual é a sua importância
Certificações de TI são credenciais emitidas por organizações especializadas que atestam o conhecimento técnico e a capacidade de uma pessoa aplicar essas habilidades na prática.
Com o crescimento da demanda por profissionais especializados em tecnologia, devido à transformação digital e automação dos negócios, as certificações passaram a ser mais requisitadas. Elas garantem que os talentos contratados estejam realmente aptos a assumir um cargo e superar os desafios relacionados à área.
Certificações de TI mais valorizadas
Existem diferentes tipos de certificações de TI que um profissional pode obter para validar seus conhecimentos técnicos. Contudo, há algumas certificações essenciais que costumam ser mais valorizadas no meio corporativo e tecnológico. São elas:
1. AWS Certified
Esta certificação valida habilidades em computação em nuvem, como projetar, implantar e gerenciar aplicações seguras e escaláveis usando os serviços da Amazon.
Para obtê-la, comece com a certificação básica, AWS Certified Cloud Practitioner, e avance para especializações como Solutions Architect ou DevOps Engineer.
2. Cisco Certified
Certificações Cisco são ideais para quem deseja se especializar em redes, conectividade e segurança de infraestrutura. Esse é o seu caso? Se for, será necessário inscrever-se em cursos de formação autorizados pela Cisco, estudar os fundamentos de redes e fazer todos os simulados.
3. Microsoft Certified
As certificações Microsoft, como Azure Administrator ou Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE), são voltadas para infraestrutura de TI, desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de dados na nuvem.
Aqui, será preciso que você escolha a área do seu interesse, faça treinamentos preparatórios e inscreva-se para as provas no portal oficial.
4. Furukawa
Ideais para os profissionais que desejam especializar-se em soluções de conectividade, instalação e manutenção de redes físicas. Para obter essas certificações, será necessário participar de treinamentos oferecidos pela Furukawa, que incluem tanto aulas teóricas como práticas.
5. Linux
São destinadas a administradores de sistemas e profissionais que trabalham com servidores e ambientes baseados em Linux. Para conquistar essas certificações, é recomendável que você comece estudando todos os fundamentos do sistema operacional, gerenciadores de pacotes, segurança e scripts.
6. Oracle
As certificações Oracle são focadas em bancos de dados, sistemas empresariais e aplicações corporativas.
Se quiser obter essas certificações, você precisará realizar treinamentos oficiais fornecidos pela Oracle, estudar tópicos como SQL, gerenciamento de dados e arquitetura de banco de dados, além de realizar os exames correspondentes disponíveis no site oficial da Oracle.
Benefícios das certificações
As certificações de TI podem abrir portas e impulsionar carreiras de forma bastante significativa. No entanto, os benefícios das credenciais não se resumem apenas a melhorar o currículo.
Profissionais que investem em certificações e as inserem em seus portfólios são capazes de alcançar:
- Uma maior remuneração;
- Maior reconhecimento como especialista em sua área de atuação;
- Acesso a vagas exclusivas e diferenciadas;
- Mais credibilidade ao apresentar projetos ou soluções técnicas;
- Maior possibilidade de atuar em empresas globais ou liderar grandes projetos.
Como escolher a certificação ideal
Já entendemos o que são certificações de TI, por que elas são importantes e quais são as principais. Agora, como escolher a certificação ideal para o seu caso?
Para chegarmos a uma resposta, será preciso avaliar alguns pontos:
- Área de atuação: qual área dentro da TI você quer atuar?
- Empresas-alvo: existe uma empresa em questão que você gostaria de fazer parte ou isso é algo irrelevante?
- Demanda do mercado: qual é o grau de competitividade nesse segmento?
- Remuneração: como está sendo a remuneração para profissionais certificados na área?
- Investimento: você tem tempo e recursos disponíveis para investir nessa jornada?
Além dessas questões, o time Arklok também recomenda:
- Fazer um levantamento das certificações que estão sendo mais procuradas por empresas em vagas relacionadas à sua área de interesse;
- Ler todos os requisitos dos certificados para verificar se você já domina os tópicos ou precisa de um treinamento adicional;
- Priorizar as certificações reconhecidas internacionalmente, pois isso aumenta suas chances de competir globalmente e atuar em empresas multinacionais;
- Considerar o retorno sobre o investimento financeiro, já que certificações de TI mais caras só valem o custo quando oferecem ganhos expressivos na carreira;
- Conversar com profissionais da área para obter recomendações práticas sobre a profissão.
A área de TI é uma das que mais crescem no mundo — e nós, da Arklok, apoiamos ter você inserido nela.
Se você quer saber mais sobre as áreas de tecnologia antes de tomar sua decisão, acesse nosso artigo “Área de tecnologia em alta: quais são elas e por que escolher”.