Planejamento Anual De Infraestrutura De TI Nas Empresas

A área de tecnologia é muito importante para os negócios, pois otimiza os processos dos serviços prestados

Já é tradicional em muitas empresas o planejamento de fim do ano, quando é analisada a etapa que passou e programado o período que virá. A mudança de ciclo anual é considerada o momento perfeito para um raio-x da máquina empresarial — avaliar crescimento ou perdas, se a infraestrutura tem dado o respaldo necessário, o que deu certo e o que não deu —, objetivando garantir um futuro mais promissor e com maiores possibilidades de ganhos e de crescimento.

Uma das áreas que necessita de avaliação neste planejamento é a de Tecnologia da Informação, que vem crescendo continuamente nos últimos anos, ganhando cada vez mais importância dentro das organizações, pois tem grande influência nos negócios e otimiza os processos dos serviços prestados. Com a frequente modernização da tecnologia, torna-se fundamental uma atualização gradual, pois, diante de mercados cada vez mais competitivos, as soluções de TI têm a importante função de aperfeiçoar procedimentos, levando as empresas a se destacarem dos seus concorrentes na busca de um número cada vez maior de clientes.  

A pandemia reforçou a importância da infraestrutura de TI

A pandemia de Covid-19, que marcou a história da humanidade nos dois últimos anos, mudou não só o comportamento das pessoas, mas também a forma de trabalhar, que agora pode ser híbrida ou remota. Nunca se viu tantas reuniões e fechamentos de negócios virtuais e, mais do que nunca, as companhias perceberam que a estrutura necessária deve ir além do físico e que a modernização tecnológica é inevitável. Neste período, algumas empresas sofreram mudanças, pois determinados segmentos cresceram, como saúde e e-commerce; outras, foram obrigadas a se reinventar, passaram a vender on-line, reduziram e até reiniciaram o negócio, e agora precisam repensar a infraestrutura de TI.

Ao definir a estratégia de atualização, sempre é importante entender que o investimento em renovação constante em tecnologia proporciona automação dos processos; redução de erros, retrabalho e diminuição da burocracia; aumento da agilidade ao executar os processos; promove melhorias nos resultados; acresce a produtividade; ajuda a reduzir os custos operacionais e melhora a competitividade devido à agilidade de entrega.

Comprar ou alugar o equipamento de TI necessário na reestruturação?

Depois da estratégia definida quanto à infraestrutura de TI, é claro que será necessário levantar os custos e escolher o que represente economia para a empresa. Para tanto, pode-se avaliar a possibilidade de comprar ou alugar.  Diferentemente do que muitos pensam, na área de tecnologia, a aquisição nem sempre é a melhor solução, pois a locação pode representar economia, inovação frequente e ainda sustentabilidade. A redução de custos já inicia na transição da aquisição de Capex para Opex.

Além disso, o aluguel adiciona praticidade e dinamismo à gestão de TI, pois, ao terceirizar essa demanda para uma empresa especializada, é possível dedicar mais tempo a questões estratégicas do negócio. Com isso, as companhias não precisam se preocupar com a renovação das tecnologias (que estão em constante evolução), nem com os preços praticados, e tem ainda outras questões práticas, como a configuração de novas máquinas, suporte ao usuário e manutenção do parque computacional, que ficam a cargo do fornecedor.

  • E aí, sua empresa já está planejando a renovação da infraestrutura de TI para o próximo ciclo?

Leia mais sobre o assunto aqui no blog, recentemente postamos sobre como fazer um Diagnóstico de TI , que é uma avaliação completa da infraestrutura tecnológica da empresa, com foco em mais produtividade.  

E, para saber mais sobre o serviço de terceirização/locação de equipamentos de tecnologia como computadores, notebooks, tablets, impressoras, smartphones, entre outros, siga-nos nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram.

Até o próximo post!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok