O aluguel de notebook e laptop é uma excelente forma de a sua empresa economizar recursos de TI. Veja como otimizar ainda mais o investimento com nossas dicas!
Ao optar pelo aluguel de notebook, é fundamental que a empresa priorize algumas dicas e práticas para otimizar o investimento.
Avaliação das necessidades atuais do negócio, escolha do modelo correto de equipamento e comparação de pacotes e preços são apenas alguns exemplos.
Neste artigo, abordaremos essas e outras dicas, explicando como cada uma pode contribuir para a redução do custo na locação de notebook. Acompanhe!
O que influencia o preço do aluguel de notebook?
Geralmente, as empresas se surpreendem com o valor final do serviço ao solicitar um orçamento para a locação de notebook. Isso ocorre porque muitas vezes não compreendem exatamente o que influencia no preço, nem que é possível reduzi-lo.
Antes de apresentarmos as dicas para otimizar o investimento com o aluguel de laptop ou notebook, vamos entender quais fatores normalmente influenciam no preço da locação.
Especificações técnicas
O primeiro fator está relacionado às especificações técnicas. Notebooks ou laptops com configurações de hardware mais robustas, maior capacidade de armazenamento e RAM, por exemplo, costumam ter um preço mais elevado, devido ao desempenho superior e ao valor de aquisição mais alto em comparação aos de menor categoria.
Modelo e marca
Assim como as especificações técnicas, o modelo e a marca do aparelho também influenciam no valor do aluguel. Marcas premium, mais reconhecidas no mercado, como a HP, geralmente possuem uma tabela de preços superior às marcas de menor categoria.
Acessórios e serviços adicionais
Além do aluguel do notebook, a empresa pode querer incluir serviços e acessórios adicionais no contrato, como suporte técnico e seguro contra danos, por exemplo. Isso resulta em um custo extra no preço final da locação.
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7 dicas para otimizar o investimento
Agora que já vimos os principais fatores que influenciam no preço do aluguel de notebook, vamos avaliar algumas dicas e práticas simples que podem ajudar a empresa a otimizar esse investimento.
1. Avalie as necessidades do negócio
Atualmente, o que a sua empresa está procurando? Agilidade, melhor desempenho, durabilidade, ou maior capacidade de processamento e armazenamento de dados?
Saber exatamente quais são as necessidades atuais do negócio pode ajudá-lo a ter uma melhor ideia de quais equipamentos vão suprir as demandas e entregar o que a sua empresa realmente precisa.
2. Escolha o modelo certo de equipamentos
Existem muitos modelos de notebooks disponíveis para locação. Por isso, ao escolher os aparelhos, é preciso avaliar com cuidado todas as características para evitar o aluguel de um modelo insuficiente para atender às necessidades empresariais.
Processador, memória RAM, capacidade de armazenamento, placa gráfica e duração da bateria, por exemplo, são especificações técnicas que precisam ser analisadas e escolhidas com bastante cuidado.
3. Considere a duração do contrato
Contratos com um prazo de locação mais curto tendem a ter um preço de diária mais alto do que aqueles de longo prazo. Portanto, caso considere o aluguel de notebook por meses ou anos, avalie as condições de pagamentos e se a empresa terá como cumprir a obrigatoriedade durante todo o período.
4. Verifique a reputação do fornecedor
Antes de assinar o contrato e receber os aparelhos, você precisa ter certeza de que a empresa fornecedora dará todo o suporte e assistência durante o período de locação. Por isso, avalie também a reputação da marca antes de fechar qualquer acordo para evitar frustrações ou arrependimentos futuros.
5. Solicite um período de teste
Algumas empresas que trabalham com o outsourcing de equipamentos oferecem períodos de teste para que o cliente tenha certeza absoluta de que os aparelhos atendem às necessidades do seu time.
Assim, veja com o seu fornecedor a possibilidade de solicitar um período de teste e verificar, na prática, se os notebooks escolhidos serão capazes de suprir as demandas empresariais.
6. Conheça as políticas de troca e devolução
Durante o período de locação, pode ser que a sua empresa precise recorrer a equipamentos mais potentes. Portanto, avalie com o seu fornecedor se as políticas de devolução e troca são flexíveis para que, se houver necessidade, você possa substituir os notebooks por modelos novos ou mais robustos sem que isso gere um custo adicional.
7. Analise a opção de acessórios e serviços adicionais
Por último, sempre indicamos que as empresas também analisem a opção de acessórios e serviços adicionais.
Em um primeiro momento, isso pode gerar um custo extra no contrato, mas se as demandas do negócio exigirem num futuro próximo, pode se mostrar um excelente custo-benefício para a empresa economizar e garantir o atendimento a todas as suas necessidades.
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A locação de notebooks e laptops é uma excelente forma de a sua empresa reduzir os custos, mas uma coisa é certa: a escolha do fornecedor também é determinante para você otimizar o investimento.
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