Locação de ativos de TI: uma das estratégias para reduzir impostos

Você sabia que a locação é uma das principais estratégias para reduzir impostos em empresas do Lucro Real?

O Brasil é um dos países com a maior carga de impostos do mundo, conforme demonstra um estudo realizado pela OCDE, Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico.

Considerando todos os impostos, descobriu-se que as empresas brasileiras pagam uma alíquota média de imposto de 34%, um valor 70% superior à média mundial.

A página do Impostômetro comprova esses dados, revelando que a arrecadação de impostos é verdadeiramente exorbitante no território brasileiro. Entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, foram recolhidos mais de R$ 3 trilhões.

Sendo um dos países com maior carga tributária do mundo, é natural que as empresas busquem formas de reduzir os impostos para aumentar sua margem de ganho, principalmente se estiverem enquadradas no regime tributário Lucro Real.

Uma das estratégias para reduzir impostos nas empresas, e que talvez poucos empresários tenham conhecimento, é a locação de equipamentos de TI.

Entenda mais sobre como funciona essa dedução e quais outros benefícios a empresa pode obter a partir da locação de aparatos tecnológicos, a seguir!

Como reduzir impostos em empresas do Lucro Real?

A escolha entre locar ou comprar equipamentos de TI pode ter implicações significativas na carga tributária.

Ao optar pela locação, por exemplo, empresas enquadradas no regime Lucro Real podem usufruir de benefícios fiscais que outros regimes (Simples Nacional e Lucro Presumido) não possuem, como a dedução das despesas de locação no imposto de renda.

Além de poderem deduzir as despesas de locação no cálculo de IR, as empresas do Lucro Real também podem fazer o abatimento desses custos na base do seu PIS e da Cofins, o que resulta em uma redução de aproximadamente 35% nos tributos mensais.

Por outro lado, se optarem por comprar os equipamentos de TI, empresas do Lucro Real podem enfrentar restrições na dedução total dos custos e ainda ficar responsáveis por qualquer ganho de capital quando esses equipamentos forem vendidos. Nesse caso, o imposto incidente sobre a venda pode chegar a 15%.

LEIA TAMBÉM | Vida útil da TI: como eliminar os impactos no tempo de uso de equipamentos

Como investir na locação de equipamentos de TI?

As empresas do Lucro Real que desejam investir na locação de equipamentos podem recorrer ao outsourcing de TI para renovar o parque tecnológico. Essa modalidade trata da terceirização de serviços e recursos de Tecnologia da Informação junto a uma empresa especializada.

O processo para investir no outsourcing de TI é bastante simples. Ele começa com o empresário ou gestor entrando em contato com a empresa fornecedora de outsourcing de TI e selecionando todos os ativos que têm interesse e desejam inserir no seu parque tecnológico.

Antes dessa seleção, o responsável pode conversar com a equipe técnica da empresa fornecedora, que conta com profissionais que entendem das tecnologias e sabem exatamente quais são aquelas que podem melhor contribuir para as necessidades do negócio.

Depois que os equipamentos forem escolhidos, será preciso que o empresário ou gestor assine um contrato de locação que estabelece quais ativos estão sendo adquiridos e por qual prazo. E em seguida, aguardar a instalação das tecnologias no ambiente corporativo.

Quais são os outros benefícios da locação?

Além da dedução das despesas de locação no cálculo do imposto, as empresas também podem se beneficiar de outras formas ao alugar equipamentos novos ou seminovos de TI. Essas vantagens incluem:

  • Redução de custos iniciais, permitindo que a empresa direcione parte de seus recursos para outros investimentos;
  • Atualização tecnológica, mantendo o parque de TI sempre atualizado e afastando equipamentos obsoletos;
  • Flexibilidade e escalabilidade, possibilitando a locação apenas de ativos alinhados com as estratégias de negócio;
  • Manutenção e suporte, permitindo que a empresa entre em contato com a fornecedora de outsourcing de TI para resolver problemas nos equipamentos;
  • Cultura mais sustentável, reduzindo o consumo de energia de ativos de TI ultrapassados e de baixa eficiência energética.

Que outras empresas podem se beneficiar da locação?

Embora a dedução das despesas no imposto seja um benefício direcionado apenas às empresas do Lucro Real, os modelos de negócio enquadrados no Lucro Presumido e no Simples Nacional também podem aproveitar os benefícios da locação.

Os empresários que atuam nesses regimes tributários podem reduzir seus custos iniciais e de implementação, obtendo mais flexibilidade para montar o parque tecnológico com base em seu orçamento e nas especificidades do negócio.

Além disso, eles podem diminuir os gastos com a manutenção dos equipamentos de TI e eliminar as preocupações relacionadas ao descarte ou venda desses ativos.

Gostou de saber como reduzir impostos nas empresas por meio da locação de equipamentos de TI? Então, saiba o que é outsourcing de TI e como se beneficiar.

Compartilhe

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok

Bem-vindo á Arklok! Como podemos ajudar?