Avanços Nas Tecnologias Digitais Impulsionam A Locação De Equipamentos

São inúmeras as vantagens do aluguel de equipamentos, entre elas a manutenção do parque tecnológico atualizado

Os avanços nas tecnologias digitais estão acelerando progressivamente a inovação na infraestrutura de TI em empresas de todos os segmentos e tamanhos. São inúmeros fatores que transformam a visão do futuro e da forma de trabalhar, como a recente aceleração na adoção do home office e soluções em nuvem, provocada pela pandemia da covid-19.

Com isso, as organizações empresariais foram compelidas a mudar seu comportamento. Hoje, elas optam por custear somente aquilo que fazem uso e extinguem os custos dispensáveis. Essas companhias estão buscando personalização e flexibilização para atender a necessidades específicas do negócio e, por isso, estão apostando na economia baseada em terceirização na renovação do parque tecnológico.

Pesquisas confirmam a tendência do outsourcing de TI

A urgência da rápida digitalização dos processos dos dois últimos anos reforçou a tendência do outsourcing de TI. Segundo a pesquisa TIC Empresas, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 60% das pequenas empresas (até 49 funcionários) adotaram parcialmente ou totalmente a terceirização da estrutura de TI corporativa. Nas companhias de médio porte (até 249 funcionários), esse índice foi de 63%, e nas grandes (mais de 250 funcionários), 67%.  A expectativa é que até 2024, 70% dessas empresas avaliarão o relacionamento com fornecedores para melhorar suas estratégias digitais, segundo destaca os dados da consultoria IDC.

Essa atualização da infraestrutura de TI normalmente é feita a cada três anos e envolve gastos substanciais, especialmente quando se refere a compras, implantação, treinamento, suporte, recuperação e gestão de ativos. Para não sofrerem com a desatualização tecnológica, a saída encontrada tem sido a locação, que está ganhando que cada vez mais força no mercado brasileiro, justamente pelas vantagens que proporcionam a essas companhias.

A modernização do hardware de computação evita custos dispensáveis pertinentes à eficácia energética, segurança e, principalmente, produtividade da força de trabalho.  Segundo uma pesquisa feita pela Intel Corporation, os trabalhadores de empresas pequenas desperdiçam mais de uma semana de trabalho por ano, devido ao uso de computadores antigos e, além disso, podem se sentir frustrados e desanimados devido aos excessos de problemas com tecnologia desatualizada.

Cinco vantagem da locação de TI:

  1. outsourcing de TI consiste na locação de equipamentos. Ao invés de comprar, a empresa pode alugar computadores, notebooks, tablets, smartphones, softwares, monitores profissionais e televisores, entre outras tecnologias. Dessa forma, o valor investido é menor e pago mensalmente, sem a necessidade de grandes investimentos para a empresa. Proteger o fluxo de caixa, não utilizar linhas de créditos, gerar economia financeira, conseguir prever o orçamento, acompanhar o desenvolvimento tecnológico no mundo e programar a expansão do parque de TI, conforme o desenvolvimento da companhia, são as vantagens mais levadas em consideração na decisão de optar pela locação de equipamento.
  • flexibilidade do contrato para alugar permite adequações como, por exemplo, mais máquinas, diversificar os equipamentos, atualizar a tecnologia, entre outros fatores. Já quem opta por comprar máquinas próprias fica limitado diante do crescimento da companhia, com a necessidade de mais equipamentos e, ainda, corre o risco de, em poucos meses, ter que atualizá-las.
  • Além disso, empresas com boa infraestrutura de TI aumentam sua produtividade e otimizam os procedimentos, garantindo uma interação mais ágil entre profissionais e os setores. O fornecedor dos equipamentos é especialista e, por isso, oferece toda instrução, suporte técnico e atualizações necessárias para o bom funcionamento do maquinário.
  • Outra vantagem é a disponibilidade imediata na aquisição de equipamentos, o que possibilita a implementação do parque tecnológico sempre que necessário. As responsabilidades pelos equipamentos são da empresa terceirizada, que realiza a manutenção ou substituição imediata. Dessa forma, a assistência técnica não tem um limite para finalizar e fica a disposição enquanto a parceria estiver ativa.
  • E se não bastasse todos esses benefícios, o outsourcing of things implica em deduções fiscais, pois a locação entra como uma despesa, permitindo o abatimento do imposto. Dá para abater 100% das despesas nesse serviço no Imposto de Renda Pessoa Jurídica. A dedução pode ser feita no Lucro Real, consentindo retorno de 1,65% para Programa de Integração Social (PIS) e de 7,6% para Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), além de dedução no Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), em 15% e 9% respectivamente.

Uma das principais empresas de full outsourcing de infraestrutura de TI do Brasil é a Arklok, que detém 30% do Market Share do segmento por entregas ágeis e melhor SLA. A empresa pode fazer um diagnóstico de infraestrutura na sua empresa e também customizar o hardware conforme sua necessidade, e ainda incluir tecnologias no contrato de locação, como celulares, tablets e smartphones.

  • E aí, ficou animado para locar computadores, notebooks, tablets, smartphones, software, monitores profissionais e televisores, entre outras tecnologias?

Confira mais detalhes sobre a Arklok navegando em nosso site. Acesse também as nossas redes sociais LinkedInFacebook e Instagram  e fique por dentro das soluções disponíveis para sua empresa!

Até o próximo post!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok