Os Benefícios Da Chegada Do 5G Ao Brasil

Os Ben

O país deu um passo decisivo rumo a quinta geração de internet móvel

Com o leilão ocorrido recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vendeu os lotes de frequência de 5G aos investidores interessados em explorar a nova tecnologia no país. Agora, o Brasil finalmente abre as portas para a quinta geração de internet móvel. A novidade trará ao país uma grande oportunidade de desenvolvimento em diversos setores. O governo federal calcula que a quinta geração de internet móvel gere mais de US$ 1 trilhão em investimentos diretos e indiretos nos próximos 20 anos.

Com isso, serão necessários investimentos relevantes na infraestrutura de telecomunicação do país, o que ocasionará a geração de empregos, impostos e, sobretudo, um importante desenvolvimento econômico e inclusão digital. A nova rede tem potencial para modificar a forma como nós usamos, atualmente, a internet, com um grande salto tecnológico através de potência e velocidade maiores do que o 4G, comportando um volume maior de informações e permitindo que mais dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo em um determinado local.

Se a quarta geração de internet móvel e suas variações permitiram conectar pessoas, o 5G vai nos permitir uma conexão muito maior com as coisas que nos rodeiam. São inúmeros os benefícios, como: resultados instantâneos em buscas virtuais; comunicação e operação de veículos autônomos, sem motoristas; serviço de saúde a distância;  aperfeiçoamento na prática de cirurgias remotas; transmissão de um jogo ao vivo em realidade virtual; aprimoramento das videoconferências; controle remoto de maquinário industrial; conectividade no campo; incremento de casas, edifícios e cidades inteligentes; mais aparelhos conectados ao mesmo tempo num mesmo lugar; acesso a equipamentos e utilidades domésticas, ampliando e popularizando a chamada Internet das Coisas (IoT); e os consumidores poderão experimentar a realidade aumentada e virtual, como o reconhecimento facial e de voz, além dos robôs inteligentes. Esse avanço trará grandes impactos em praticamente todos os setores do mercado, revolucionando o mundo dos negócios.

Os inúmeros atrativos da nova tecnologia geram grandes expectativas nos líderes e empresas de vários segmentos de mercado. Segundo uma análise feita pela Forbes, mais de 80% dos executivos acreditam nos resultados positivos do 5G nos negócios, como atendimento ao consumidor, qualidade de produto e produtividade de trabalho.

Dados divulgados pela ABI Research destacam que a tecnologia 5G poderá reduzir o tempo de produção de novas tecnologias dez vezes mais do que as conexões 4G, acelerando ainda mais a revolução digital. A expectativa é que a quinta geração de internet móvel aumente o número de dados trocados digitalmente, aumentando a quantidade de informações disponíveis de consumidores para as empresas. Além disso, as pessoas que não tinham acesso à internet, passarão a consumir através do mercado on-line, expandido ainda mais o e-commerce.

A implementação do 5g irá acelerar o desenvolvimento tecnológico e, obrigatoriamente, todos os segmentos acompanharão essa evolução, o que exigirá investimento em infraestrutura de TI. Com isso, haverá mais competitividade, dentro de um contexto mercadológico cada vez mais exigente. As empresas terão que ser eficazes em termos de conectividade e segurança, pois esse novo modelo de conexão pode, sim, ser compreendido como um diferencial competitivo bem-vindo.

Para se preparar para o que virá dentro desta nova realidade, muitas empresas já se organizam com estratégias que tragam uma estrutura tecnológica à altura do 5G, e estão optando por outsourcing de TI, que nada mais é do que o serviço de terceirização/locação de equipamentos como roteadores, antenas, suítes, servidores, além de computadores, notebooks, tablets, impressoras, smartphones, entre outros. Com a locação desses recursos, as companhias buscam redução de custo; manutenção automática; suporte com atendimento personalizado; troca de equipamentos sempre que necessário, aparelhos formatados e segurança.

A modernização tecnológica permitirá que as empresas usufruam das novas formas para alcançar mais lucratividade a partir do 5G, trazendo ganhos em múltiplas dimensões no processo da cadeia de produção e também no relacionamento com os clientes.

  • Já está pensando no impacto que o 5G trará no seu ramo de negócio?

Para conhecer melhor a solução de outsourcing de TI da Arklok para que  sua empresa esteja preparada para o 5G, siga nossas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram.  Caso tenha dúvida sobre esse assunto, deixe uma mensagem para que possamos ajudá-lo!

Até o próximo post!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok