Uma pesquisa recente do Gartner mostra que os gastos mundiais com TI deverão crescer 5,1% em 2023. Isso se dará pela maior contratação de talentos especializados, e pelo avanço de iniciativas de negócios digitais em resposta à turbulência econômica.
Empresas voltadas para o futuro precisam investir constantemente na transformação digital e inovação da TI. O ponto é: até onde as organizações terão recursos suficientes para arcar com todos os gastos provenientes dessas transformações?
O outsourcing de data center pode ser uma opção interessante nesse cenário, visto que ajuda a minimizar os gastos com a TI e entrega outras vantagens interessantes.
Conheça o conceito e quais seus benefícios, a seguir!
O que é outsourcing de data center
O outsourcing de data center é uma modalidade de negócio em que ocorre a contratação de prestadores de serviços externos para a execução de tarefas voltadas à TI. Ou seja, em vez de manter uma equipe interna específica para cuidar da área de informação, a empresa pode simplesmente contar com o suporte de profissionais terceirizados.
Assim que ocorre a contratação, os prestadores de serviços ficam responsáveis por realizar tarefas cotidianas, como:
- Controlar projetos;
- Fazer a manutenção da infraestrutura de TI;
- Gerenciar, auditar e validar as políticas de segurança de dados da empresa;
- Integrar e atualizar sistemas;
- Monitorar recursos de rede;
- Entre outras.
A necessidade de investimentos em TI para segurança e rentabilidade é cada vez mais latente nas empresas. O outsourcing é a melhor alternativa para atender esse desafio, considerando as demandas e urgências de cada negócio.
7 benefícios do outsourcing de data center
Um dos principais motivos que levam a empresa a terceirizar seu data center é a redução de custos. Manter uma equipe interna para cuidar das tarefas da TI tende a gerar uma conta mensal alta, e ainda existe o desafio de encontrar bons profissionais para integrar o time.
Com o outsourcing é diferente, porque a empresa não precisa mais manter uma equipe interna. Basta contratar os profissionais terceirizados, e definir o preço pago pelos serviços já no primeiro contato.
Além da redução de custos, a terceirização do data center também garante à empresa outras vantagens. São elas:
1- Escalabilidade
Segundo uma pesquisa da Mckinsey, muitas empresas estão investindo em transformação digital para gerar escala. Entretanto, ainda são poucas organizações que obtiveram êxito, e a desconsideração do fator humano é a principal causa.
Geralmente, alcançar escalabilidade em TI é um desafio, pois demanda mão de obra e mudança cultural. E a empresa nem sempre tem esses talentos na sua base ou disponibilidade para treiná-los.
É possível, entretanto, reduzir esse tempo com a terceirização do data center. Isso porque os prestadores de serviços já sabem o que precisa ser feito para que a empresa gere escala sem pagar muito ou perder qualidade.
2- Agilidade na resolução de problemas
Problemas em dados, sistemas e aplicações costumam paralisar projetos e ocasionar atrasos. Eles impactam a experiência do cliente, que fica insatisfeito e logo começa a pensar em trocar de parceiro.
Empresas que esperam fidelizar seus clientes precisam cumprir com suas obrigações e prazos, e para isso devem solucionar os problemas quase que em velocidade recorde.
A vantagem de terceirizar o data center é que a equipe contratada está monitorando constantemente dados, sistemas e aplicações. E esse monitoramento permite a identificação e solução de problemas mais rapidamente.
3- Gestão eficaz da TI
Com a terceirização, a empresa também garante uma gestão mais eficiente da infraestrutura de TI, pois todos os prestadores de serviços possuem conhecimento técnico e experiência comprovada nas atividades.
A gestão eficaz, por sua vez, contribui para a empresa aumentar sua produtividade, melhorar o atendimento e a experiência do cliente e, inclusive, acelerar a entrega de projetos.
4- Mobilidade corporativa
Outra vantagem do outsourcing de data center é a mobilidade corporativa, já que a equipe responsável pela área de TI pode executar os serviços de forma totalmente remota. A distância não é empecilho. Os profissionais podem cumprir com suas responsabilidades de qualquer lugar, e não precisam se deslocar até as instalações da empresa.
5- Benefícios fiscais
As despesas com terceirização de data center costumam ser isentas de imposto, e quando não são, os tributos, geralmente, não geram impacto no caixa. Além disso, a empresa não precisa arcar com despesas trabalhistas (contratação e rescisão) relacionadas à equipe de TI, e os valores que sobram podem ser alocados para outros investimentos.
6- Equipe focada no desenvolvimento do negócio
Ao terceirizar o data center, a empresa também consegue assegurar o apoio de uma equipe focada unicamente no sucesso e desenvolvimento do seu negócio. Existe comprometimento com os resultados, e as ações são todas executadas com zelo para que a companhia alcance os objetivos e se destaque no seu nicho de atuação.
7- Segurança
Segundo relatório da Axur, empresa que atua em monitoramento e reação a riscos digitais na internet, o Brasil é campeão em vazamento de dados, com cerca de 2,8 bilhões de dados expostos.
Mais do que nunca é preciso manter e reforçar a proteção da infraestrutura de TI, para assegurar a credibilidade da empresa e a continuidade dos negócios. E isso exige profissionais especializados em segurança de dados. O outsourcing de data center simplifica o acesso a esses especialistas.
Manter a saúde e segurança de dados, sistemas e aplicações é desafiador, mas não impossível. Veja quais soluções devem ser analisadas antes de contratar uma empresa de outsourcing de TI!