5 práticas infalíveis para aumentar a produtividade empresarial

Qualquer negócio ou projeto de sucesso requer um grande plano de ação e pessoas talentosas. Mas o aumento de produtividade no local de trabalho é o que irá influenciar o quão longe e rápido a organização pode chegar.

Priorizar uma estratégia de produtividade leva tempo, paciência e flexibilidade. De KPIs até a motivação e bem-estar físico, há muitas maneiras de ser mais produtivo.E melhorar a produtividade tem diversos reflexos como, por exemplo, otimizar gastos da empresa

Quer conhecer o valor da produtividade empresarial e como colocá-la em prática? Continue a leitura do post!

Qual o valor da produtividade empresarial hoje?

A transformação digital, tecnologias como a Inteligência Artificial e as expectativas dos clientes aumentaram a necessidade de maior produtividade.

Em um sentido formal, produtividade refere-se a quão bem uma organização converte insumos (como mão de obra, materiais, máquinas e capital) em bens e serviços ou produção. 

No pilar “pessoas”, por exemplo, o aumento de produtividade está diretamente relacionado ao quão engajada uma pessoa está com seu trabalho e seu empregador. Inclusive, um estudo da Harvard Business Review mostra que as pessoas trabalham mais quando alguém está observando e mostrando gratidão por seus esforços.

E, como deu para perceber, hoje a produtividade empresarial não se limita mais a medir proporções de compras e vendas. Basicamente, ela significa apenas trabalhar de forma mais inteligente. Você pode procurar oportunidades para melhorar a eficiência em praticamente qualquer lugar da sua empresa. 

Como otimizar a produtividade da empresa?

Aqui estão algumas estratégias específicas e ferramentas valiosas que você pode empregar para aumentar a produtividade do seu negócio. 

1- Identifique os fatores que afetam o aumento de produtividade

A produtividade empresarial é a eficiência com que as tarefas empresariais podem ser concluídas durante um determinado período de tempo. Inúmeros fatores podem afetar positiva ou negativamente a taxa de produtividade do negócio, e uma empresa deve entender completamente esses fatores para otimizar suas operações.

Ao avaliar as causas que afetam a produtividade dos negócios, considere como eles se cruzam com outros aspectos do local de trabalho. Uma empresa precisa equilibrar o moral da equipe, os lucros e as metas para alcançar o melhor desempenho. Uma alta taxa de produtividade é tão boa quanto quanto tempo ela pode ser mantida. 

2- Flexibilize a jornada do colaborador

Um funcionário feliz é mais produtivo, e um dos indicadores dessa satisfação é a flexibilidade de trabalho. As pessoas gostam de ter escolhas e liberdade, então forneça-as na forma de horário flexível, opções de teletrabalho ou simplesmente mais tempo de férias. 

Inclusive, um levantamento da Skynova descobriu que quase 50% dos entrevistados consideram um horário flexível mais importante do que seu salário. 

A autonomia dá aos membros da equipe a oportunidade de escolher como ser mais eficiente em sua função, ao mesmo tempo em que aumenta a moral dos funcionários. Mesmo encorajar e fornecer tempo para o autocuidado pode melhorar a produtividade no local de trabalho.

O mito de que os colaboradores não podem ser produtivos enquanto trabalham em casa foi efetivamente destruído com a pandemia do COVID-19. Como muitos foram forçados a deixar o escritório, inúmeras empresas mantiveram ou até aumentaram a produtividade. Uma pesquisa do Gartner mostra como até mesmo reduzir o deslocamento do escritório pode aumentar a produtividade, por isso vale a pena considerar esse tipo de flexibilidade para sua equipe.

3. Organize o fluxo de trabalho

A implementação de uma ferramenta organizacional para rastrear as responsabilidades e cargas de trabalho dos funcionários pode simplificar as operações e torná-las mais eficientes. Esses sistemas podem ajudar as equipes a se comunicarem de forma regular sobre projetos ou metas de longo prazo. 

Ao ter suas equipes alinhadas internamente e operando de forma consistente, especialmente quando parte de sua força de trabalho é remota, você economiza tempo e recursos que agora podem ser gastos na construção de relacionamentos saudáveis ​​com clientes e na conclusão de projetos. A organização do fluxo de trabalho também diminui as responsabilidades sobrepostas e reduz o trabalho duplicado. 

4. Desenvolva os colaboradores

Os funcionários são mais produtivos quando satisfeitos e engajados. As pessoas que caem em uma rotina monótona ficarão descontentes, por isso é crucial se envolver e fazer com que os dias pareçam menos repetitivos. 

Dados da Gallup indicam que o engajamento dos funcionários nos EUA está em queda, mas reverter isso pode ser uma vantagem para a produtividade do seu negócio. 

Ninguém quer ser apenas uma peça de uma máquina, então incentive o aprendizado ativo e o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Forneça oportunidades para que esses subordinados desenvolvam hobbies pessoais ou assumam novas funções profissionais.

Apoie as palavras de apoio com ações significativas. Ofereça-se para permitir que um membro da equipe experimente uma nova responsabilidade por um período de teste para ver se ele gosta, ou dê a ele uma folga para participar de uma conferência relacionada ao trabalho. 

Deixe-os sentir-se confiantes de que a empresa investe no desenvolvimento pessoal e profissional. Esses incentivos podem manter os funcionários comprometidos com a empresa e suas responsabilidades.

5. Conte com as tecnologias apropriadas

Mais uma prática importante para o aumento de produtividade é contar com boas tecnologias. Essas ferramentas incluem tanto sistemas que automatizam processos, soluções na nuvem que facilitam o trabalho colaborativo e hardware com nível de processamento superior para proporcionar maior rapidez nas tarefas do dia a dia. 

Mais uma solução para para contar com tecnologia de ponta sem afetar o orçamento é o outsourcing de TI, que permite alugar um equipamento físico com o serviço de manutenção e atualização inclusos. 

Além de ter acesso a soluções tecnológicas adequadas, outras vantagens da escolha do outsourcing são:

  • Redução de custos da empresa, pois não há a necessidade de comprar equipamentos; 
  • Garantia de produtos de qualidade e atualizados; 
  • Equipamentos formatados e serviços personalizados de acordo com sua necessidade. 

O aumento da produtividade pode ser alcançado com mais facilidade a partir da adoção dessas dicas. Quer conhecer mais práticas que ajudarão sua empresa a atingir seus objetivos com maior velocidade? Então não deixe de continuar lendo o blog da Arklok.

Compartilhe

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok

Bem-vindo á Arklok! Como podemos ajudar?