Manutenção remota de TI: estratégias simples para reforçar a segurança

Será que a manutenção remota de TI é segura? Descubra a resposta no artigo!

A manutenção remota de equipamentos de TI é um procedimento no qual técnicos e outros profissionais de tecnologia conseguem diagnosticar e resolver problemas relacionados ao parque tecnológico sem estar fisicamente dentro da empresa.

Geralmente, esse procedimento é realizado por meio de ferramentas de acesso ou softwares de gestão que permitem a esses profissionais visualizar a tela de computadores, notebooks, servidores, redes, entre outros dispositivos.

O que torna essa abordagem tão interessante para a empresa é que ela consegue acelerar a resolução de problemas que podem prejudicar a performance ou desempenho da equipe, como é o caso de sistemas paralisados e instalações sem rede.

No entanto, embora a manutenção remota de TI ofereça essa facilidade, precisamos esclarecer que ela possui desafios, como qualquer outra prática.

Neste artigo, mostraremos quais são os desafios mais comuns na manutenção remota de equipamentos de TI e quais estratégias a sua empresa pode recorrer para superar todos esses obstáculos. Acompanhe!

Desafios na manutenção remota de TI

Abaixo, veja quais são os principais desafios da manutenção remota e entenda por que eles entram nesta lista de desafios.

Conectividade instável

Para que os técnicos e profissionais de tecnologia consigam desempenhar a manutenção remota de TI, é preciso que a instabilidade e a conectividade da rede empresarial sejam estáveis. Do contrário, a comunicação com os aparelhos tecnológicos pode ser perdida facilmente, levando a atrasos ou até mesmo falhas na resolução de problemas.

Existem muitos motivos que podem desencadear uma conectividade instável na rede. Problemas de conexão física, falhas ou mau funcionamento de roteadores, configurações incorretas nos dispositivos e até mesmo condições climáticas são apenas alguns exemplos.

Segurança da informação

Garantir a segurança da informação durante a manutenção remota da TI é outro ponto que requer atenção contínua.

Caso a empresa não tenha um canal de comunicação adequado e protegido, ou existam problemas de segurança em seus notebooks e computadores, ela corre o risco de seus dados serem transmitidos indevidamente ou de ver pessoas não autorizadas acessando os dispositivos.

Diagnóstico preciso

Como todo o trabalho de manutenção de equipamentos de TI é feito remotamente, pode ser que a empresa também enfrente problemas relacionados à identificação e resolução de falhas técnicas.

Isso ocorre porque, sem a presença física dos profissionais, fica muito mais difícil para eles chegarem a um diagnóstico preciso ou acessar pastas, dados e documentos necessários para fazer uma boa análise.

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Estratégias para superar os desafios da manutenção remota de equipamentos de TI

Ainda que a manutenção remota de TI apresente desafios, ela é considerada um procedimento bastante seguro e eficaz para manter o parque tecnológico em dia.

Entretanto, para garantir essa segurança, é muito importante que a empresa adote alguns cuidados e estratégias.

Monitoramento proativo

O monitoramento proativo vai ajudar a empresa a identificar problemas técnicos que estão prejudicando o bom desempenho das máquinas e equipamentos.

As informações obtidas a partir desse controle vão ajudar a simplificar o trabalho dos profissionais externos e também contribuir para acelerar o tempo de resolução de erros e falhas.

Criptografia e autenticação forte

A criptografia e a autenticação forte são duas opções que fornecem uma camada de segurança robusta para proteger os dados e os dispositivos envolvidos na manutenção.

A criptografia torna um conteúdo legível a humanos indecifrável, enquanto que a autenticação forte é um procedimento de segurança que envolve a autenticação de dois fatores. Ou seja, assim que o login é feito em um aparelho, é preciso que o usuário confirme o acesso através de outro dispositivo.

Tecnologias de diagnóstico remoto avançadas

A Inteligência Artificial (IA) veio para facilitar o trabalho humano de muitas formas e pode ser aplicada, inclusive, para aprimorar a precisão na identificação de falhas e erros.

Algoritmos de IA são treinados por Machine Learning (Aprendizado de Máquina) para analisar um grande volume de dados e reconhecer padrões, o que não só ajuda a empresa na identificação de problemas técnicos, como a fornecer insights sobre as possíveis causas-raiz.

Manutenção remota de TI ou presencial: qual escolher?

A escolha entre a manutenção remota de TI ou presencial vai depender muito do problema que o parque tecnológico está enfrentando no momento. Problemas muito complexos podem exigir um olhar presencial de um técnico para uma avaliação mais minuciosa, enquanto problemas mais simples podem ser resolvidos remotamente.

A urgência da situação também influenciará na escolha. Se o problema estiver interrompendo as operações da empresa, a manutenção remota de TI pode ser a alternativa mais conveniente do que esperar um técnico disponibilizar-se para a demanda.

A questão dos recursos financeiros também é importante. Caso a empresa perceba que o orçamento de TI está muito curto, o ideal é que ela recorra ao serviço remoto, pois este costuma ser mais viável do que pagar para um técnico se deslocar até as instalações da empresa.

Além da natureza do problema, urgência da situação e disponibilidade de recursos, vale dizer ainda que o tamanho da infraestrutura de TI também vai impactar na escolha das modalidades.

Se a empresa não tiver um time interno capacitado, nem ferramentas e sistemas robustos para solucionar os problemas técnicos, pode ser necessário que ela recorra à manutenção presencial em vez de optar pela manutenção remota de TI.

A manutenção de TI é fundamental para manter o parque tecnológico funcionando corretamente e impedir que problemas técnicos prejudiquem o desempenho dos colaboradores e processos operacionais.

Independentemente de ser remota ou presencial, o indicado é que a empresa desenvolva uma cultura voltada para a manutenção dos ativos, o monitoramento da TI e a gestão de todos os seus aparatos tecnológicos.

Gostou do conteúdo? Então leia também sobre Monitoramento de TI: o que é e como se beneficiar da estratégia!

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