Saiba o que é outsourcing de TI e como se beneficiar!

Você sabe o que é outsourcing de TI? Essa modalidade pode ajudar sua empresa a obter maior eficiência operacional e reduzir custos com o aluguel de infraestrutura de TI!

A fim de obter maior eficiência e incluir a empresa na era de transformação digital, líderes de negócio perceberam a necessidade de mudar suas culturas organizacionais, reformular métodos de trabalho e investir em novas tecnologias. Em pesquisa, a IBM revelou que 78% dos líderes empresariais brasileiros pretendem investir em soluções tecnológicas nos próximos 12 meses.

Atualmente, muito se fala em outsourcing de TI e outros termos relacionados à terceirização de serviços, primeiramente porque a modalidade garante maior eficiência operacional, e segundo porque ajuda, também, na transformação digital de empresas. 

Neste artigo explicamos o que é terceirização de TI e por que essa é a melhor alternativa para potencializar operações e tornar modelos de negócio mais competitivos. Confira!

O que é outsourcing de TI?

A palavra “outsourcing” significa terceirização, então o “outsourcing de TI” nada mais é do que um termo associado à terceirização de serviços de TI (Tecnologia da Informação).

A TI é uma área da empresa que requer tecnologia de ponta e mão de obra especializada para atender demandas variáveis e complexas. Quando não possui esses componentes, a empresa fica limitada para desempenhar suas atividades e, como consequência, pode sofrer problemas sérios quanto à: 

Compreendendo a importância de ter aparelhos de última geração e mão de obra qualificada à disposição, muitos líderes têm visto no outsourcing de TI uma alternativa para superar os obstáculos do setor. 

A terceirização de serviços de TI permite que os mesmos tenham acesso às melhores tecnologias e recorram a profissionais capacitados sempre que preciso. Tudo isso sem que a empresa tenha que fazer muitos investimentos e se envolver com treinamentos, contratação e manutenção dos profissionais.

Como o outsourcing de TI funciona

O funcionamento do outsourcing de TI é bastante simples. Os líderes definem se desejam terceirizar toda a TI, com a aquisição de tecnologias e prestadores de serviços cuidando de todas as atividades do setor, ou apenas uma parte dela, dividindo as responsabilidades entre um time interno e outro externo.

Essa flexibilidade de escolha proporciona benefícios interessantes quando o assunto é eficiência. As tarefas podem ser desempenhadas mais rapidamente pelas tecnologias e equipes externas e o time interno pode direcionar seus esforços para cuidar do core business, correção de falhas e atendimento ao cliente (interno ou externo).   

Serviços que podem ser contratos no outsourcing de TI

Existem muitos serviços que podem ser contratados no outsourcing de TI, e esses geralmente são divididos em três categorias: 

  1. Infraestrutura (notebooks, desktops, mobile, monitores, impressoras, etc.: onde os profissionais ou a empresa terceirizada realizam a locação, preparo dos equipamentos, manutenção, suporte e os reparos dos equipamentos, além de cuidam de todos os componentes necessários para executar e gerenciar os ambientes de TI;
  2. Software: em que os prestadores de serviço desenvolvem aplicações e softwares, assegurando o bom funcionamento e a performance;
  3. Banco de dados: onde a empresa e os profissionais terceirizados cuidam do armazenamento, da segurança e acessibilidade de todas as informações.

A seleção dos serviços vai depender das necessidades e dos objetivos de cada negócio. No caso de uma empresa perceber que está com dificuldades de achar bons equipamentos para sua equipe, ela pode entrar em contato com a empresa de outsourcing de TI para alugá-los. 

Ou, se tiver problemas em achar desenvolvedores para executar novos projetos, pode designar essa tarefa para os prestadores de serviço terceirizados e manter o seu time interno focado apenas na manutenção e no reparo dos sistemas já existentes.

LEIA TAMBÉM | Veja 7 benefícios entregues pelo outsourcing de data center

Por que investir em outsourcing de TI é a melhor alternativa?

A razão principal para investir em outsourcing de TI é, sem dúvida, a eficiência operacional. O acesso rápido a tecnologias de ponta e talentos com conhecimento técnico e experiência faz com que a empresa consiga executar suas atividades em um tempo mais curto, acelerando a entrega de produtos e serviços.

Mas os motivos para investir em terceirização de serviços de TI não param apenas no operacional. A modalidade é vantajosa por várias outras razões:

  • Geração de economia: com o outsourcing de TI a empresa deixa de gastar com equipamentos, contratações e treinamentos, além de evitar despesas mensais com manutenção de aparelhos, salários dos colaboradores, entre outros custos;
  • Redução de riscos: por meio da terceirização é possível também dividir as responsabilidades com a empresa terceirizada, reduzindo, assim, os riscos relacionados ao trabalho, segurança de dados e conformidades; 
  • Benefício fiscal: o modelo de outsourcing para os equipamentos de TI também pode ajudar a empresa a obter benefícios fiscais por meio da dedução de valores das mensalidades no IRPJ;
  • Capital de giro: a empresa ainda consegue dispor de mais recursos financeiros para investir no seu próprio negócio, uma vez que pode economizar com o aluguel de infraestrutura de TI;
  • Maior segurança: com o outsourcing de TI a empresa também pode ter acesso a antivírus de última geração para garantir o sigilo completo e a segurança de suas informações; 
  • Flexibilidade: a empresa ainda tem a opção de terceirizar os serviços apenas quando necessário e para atender a demandas específicas do seu negócio. Isso significa que pode ajustar o escopo, aumentando ou diminuindo a força de trabalho; 
  • Suporte: com a terceirização, a empresa também pode contar com um suporte 24 horas por dia para esclarecer dúvidas, solucionar problemas relacionados aos equipamentos, entre outros;
  • Acesso a tecnologias avançadas: empresas de outsourcing de TI geralmente possuem equipamentos, ferramentas e aparelhos de última geração para desempenhar as tarefas. Ou seja, a contratante não precisa investir em novos ativos para ter acesso ao que existe de melhor em tecnologia.  

Os motivos para investir na terceirização de serviços de TI são inúmeros, indo além da eficiência operacional. A empresa pode reduzir custos, se tornar mais competitiva, obter mais tempo e disponibilidade para focar no core business e melhorar a experiência dos clientes. 

Mas cuidado! É sempre importante validar o trabalho dos profissionais terceirizados, e contar com empresas de outsourcing de TI que oferecem todos os serviços de terceirização de TI.  

Gostou do conteúdo? Leia também “Quais soluções analisar antes de contratar uma empresa de outsourcing de TI?

Compartilhe

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok

Bem-vindo á Arklok! Como podemos ajudar?