Saiba por que o outsourcing de TI é a alternativa certa quando falamos em tecnologia na saúde.
A saúde é uma das áreas mais importantes do mundo, pois é ela que garante a qualidade de vida da população.
A falta de inovação em tecnologia é um problema grave que pode comprometer a eficiência dos atendimentos e aumentar os custos de operação. Em casos críticos, pode até colocar em risco a vida dos pacientes.
Em uma era em que a transformação digital avança de forma acelerada, milhares de consultórios, hospitais e clínicas podem se deparar com um impasse: como acompanhar todas as mudanças tecnológicas e manter a infraestrutura atualizada, sem precisar desembolsar tanto?
Nós, do time Arklok, vamos responder essa questão!
Quais são os benefícios da tecnologia na saúde?
Desde que as primeiras tecnologias na saúde começaram a ser inseridas em hospitais, clínicas e consultórios, a expectativa e a qualidade de vida dos seres humanos melhoraram significativamente. Segundo um estudo publicado na Plos One, a expectativa de vida aumentou em praticamente todo o mundo.
Essa melhora se deve ao fato de os médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde terem conseguido obter diagnósticos mais precisos, acelerar prescrições médicas e melhorar a qualidade dos tratamentos.
Quando falamos nas vantagens que a tecnologia traz para o setor de saúde, a melhora nos diagnósticos e na qualidade dos tratamentos certamente se destacam. No entanto, não são as únicas.
“Quais são as outras?”, você pode estar se perguntando:
Automatização de processos administrativos
A automação de processos trata de substituir tarefas manuais e repetitivas por sistemas automatizados.
Com a automação, o setor de saúde pode digitalizar tarefas repetitivas e burocráticas, como o agendamento de consultas, o processamento de pagamentos e a gestão de prontuários.
Isso contribui para:
- Reduzir o tempo de espera dos pacientes em consultas e procedimentos;
- Melhorar a eficiência dos serviços;
- Aumentar a satisfação dos pacientes.
Monitoramento de pacientes
Com o monitoramento, os profissionais de saúde podem acompanhar a situação dos pacientes em tempo real, mesmo que eles estejam fora do ambiente hospitalar.
Essa possibilidade tem ajudado muito no tratamento de pessoas com condições crônicas, que demandam cuidados específicos e exigem um acompanhamento constante por parte de médicos e enfermeiros.
Com base nos dados coletados, os profissionais podem agir mais rapidamente em caso de alteração no quadro, prevenindo potenciais complicações e melhorando os resultados clínicos.
Redução de erros médicos
Embora os profissionais da saúde desempenhem um trabalho excelente na maior parte do tempo, ninguém está livre de cometer erros. Por isso, a tecnologia se mostra uma forte aliada, contribuindo para a redução de erros médicos que podem ocorrer devido a informações incorretas ou incompletas.
4 tecnologias para a saúde que são indispensáveis
Atualmente, existem diversas tecnologias para a saúde que podem ser incorporadas ao setor. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, tem se destacado como uma das mais populares, uma vez que contribui para aprimorar os diagnósticos médicos e personalizar tratamentos.
No entanto, outras soluções também desempenham papéis importantes na melhoria do trabalho dos profissionais de saúde. São elas:
1. Coletores e leitores de dados
Os coletores e leitores de dados são dispositivos eletrônicos utilizados para registrar todas as informações dos pacientes, como sinais vitais e resultados de exames. Antigamente, essas informações eram anotadas em planilhas ou fichas impressas, o que aumentava o risco de erros e imprecisões.
Atualmente, com o uso dos coletores e leitores, é possível melhorar a gestão das informações e garantir que dados críticos estejam sempre disponíveis quando necessário em um sistema.
2. Pulseiras de identificação
As pulseiras de identificação são ferramentas que ajudam a aumentar a segurança dos pacientes. Elas são usadas para verificar se os procedimentos médicos estão sendo realizados na pessoa certa e se estão sendo executados conforme o necessário.
Essas pulseiras contêm dados como:
- Nome do paciente;
- Número do prontuário;
- Dados de alergias;
- Lista de medicamentos aplicados;
- Entre outros.
3. Etiquetas médico-hospitalares
As etiquetas médico-hospitalares são utilizadas para identificar e rastrear medicamentos, amostras de laboratório e materiais cirúrgicos.
Com elas, é possível manter um controle mais rigoroso sobre todos os insumos utilizados pelas equipes, o que não só reduz o desperdício de materiais, mas também aumenta a segurança dos pacientes.
4. Impressão térmica
A impressão térmica é um equipamento que utiliza calor para produzir impressões de alta qualidade em materiais específicos. Ela permite a criação de etiquetas personalizadas e resistentes, capazes de suportar condições severas, desgaste, umidade e altas temperaturas.
LEIA TAMBÉM | Locação de ativos de TI: uma das principais estratégias para reduzir impostos
Por que investir em outsourcing de TI para o setor de saúde?
Embora os investimentos em tecnologia na área da saúde melhorem a eficiência operacional e ajudem na prestação de um serviço mais ágil e seguro para as pessoas, muitos consultórios, hospitais e clínicas enfrentam atualmente um obstáculo:
Manter o parque de TI atualizado com as melhores tecnologias sem que isso gere um rombo no orçamento devido aos altos custos de investimento e manutenção. |
Desde que o modelo de serviço de outsourcing de TI começou a ser adotado por essas empresas, esse problema tem sido solucionado rapidamente. No entanto, por que muitas ainda não estão optando por esse serviço?
Às vezes, é por falta de conhecimento sobre a modalidade ou até mesmo dúvidas sobre sua eficácia.
E o que é o outsourcing de TI? De forma resumida, é uma modalidade que possibilita alugar equipamentos em vez de comprá-los e substituí-los junto à empresa parceira quando se tornarem obsoletos ou inadequados para atender às demandas médicas.
O maior benefício do outsourcing para o setor de saúde é, sem dúvida, a economia gerada. Contudo, outros ganhos também devem ser destacados:
- Escalabilidade: facilita a expansão ou redução da infraestrutura de TI sem comprometer a qualidade dos serviços;
- Segurança e conformidade: todas as soluções tecnológicas fornecidas pelo parceiro de outsourcing atendem aos padrões de segurança e regulamentações específicas do setor de saúde;
- Foco no core business: permite que os profissionais de saúde se concentrem em suas atividades principais, enquanto a gestão de TI fica a cargo de especialistas.
Toda empresa do setor de saúde precisa de um parque de TI moderno, mas não é necessário investir uma grande quantia de recursos de uma só vez. Com o outsourcing de TI, é possível manter uma infraestrutura atualizada com planos que se ajustam ao orçamento.
Leia nosso artigo “X motivos para escolher a Arklok para alugar equipamentos de TI” e descubra por que somos os parceiros ideais para outsourcing de TI no setor de saúde!