Já parou para pensar que uma simples pane no sistema pode ser o suficiente para te fazer perder os registros de toda sua base de funcionários e clientes? Além da situação desconfortável, os prejuízos são enormes.
Independentemente da procedência de uma aplicação, produto ou sistema utilizado, o risco sempre existe. Por isso, a única forma de driblar esse impasse é utilizando o backup. Continue lendo para saber detalhes dessa importante solução.
O que é backup?
O backup funciona como uma cópia de segurança para arquivos, dados, registros, entre outros, e é indispensável para que a empresa consiga funcionar dentro dos conformes e de maneira rápida, segura e prática.
Fazer esse serviço manualmente pode resultar em constantes riscos, pois muitas falhas humanas são comuns, tais como armazenamento cheio, esquecimento e falta de conhecimento. Além disso, um backup automático reduz o tempo e aumenta a produtividade.
Como funciona o backup em nuvem?
Nos últimos anos, o uso da cloud (nuvem) para fazer backups se tornou a opção mais segura e confiável, pois esse formato, além de diminuir custos com hardwares, ainda elimina a necessidade de espaço físico para armazenar todos os conteúdos.
A nuvem automatiza as cópias com facilidade, tornando a rotina mais descomplicada. Mas é importante lembrar que, antes de optar por esse método, é preciso fazer um estudo capaz de prever qual quantidade de espaço será necessária. O provedor de armazenamento em nuvem é o grande responsável por gerar suporte de back-end, assim como manutenção do aplicativo.
As principais vantagens de escolher a nuvem são:
- Autoatendimento: você pode ter acesso aos recursos baseados em nuvem e utilizar serviços integrados;
- Praticidade: o acesso é feito via internet, a qualquer hora e lugar;
- Custo-benefício: você paga apenas pelos recursos que realmente utilizar;
- Elasticidade: é possível aumentar ou reduzir o espaço, conforme a necessidade de cada caso.
Conheça os tipos de backup mais utilizados
Backup completo: uma cópia completa, onde todos os dados da empresa são passados para outra mídia, independentemente do que é mais relevante. Ele é indicado quando há preocupação com espaço para armazenar informações.
Backup incremental: apenas os documentos que sofreram alterações são copiados, assim, a quantidade de cópias é menor e muito espaço pode ser poupado.
Backup diferencial: os dados alterados desde o último backup são copiados, tornando a restauração mais fácil e rápida. Ele é indicado para empresas que querem garantir somente a cópia de dados alterados.
Backup completo sintético: ideal para empresas que trabalham com banco de dados, ou seja, uma grande quantidade de informações. A cópia é feita de modo completo e, além disso, esse backup está sempre sendo atualizado.
Sua empresa já possui um backup?
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Até o próximo post!