Descarte sustentável na empresa: por que e como fazer?

Empresas que querem contribuir com o meio ambiente precisam realizar boas práticas sustentáveis, como o descarte ecológico de eletrônicos. 

Em pesquisa, a ONU (Organização das Nações Unidas) alertou que apenas 3% do lixo eletrônico produzido na América Latina é descartado corretamente. Também apontou que existe um desperdício de quase US$1,7 bilhão ao ano, além dos prejuízos causados ao meio ambiente.

O Brasil está na quinta posição como o maior produtor mundial de lixo eletrônico, tendo descartado cerca de 2,5 milhões de toneladas apenas em 2022.

Com a urgência de reduzir as consequências climáticas e resguardar a população de desastres naturais em potencial, as empresas precisam atuar de modo mais consciente. De que forma? Aplicando medidas sustentáveis, como o descarte ecológico de eletrônicos.

Por que o descarte ecológico de eletrônicos é importante

Além de adotar medidas mais sustentáveis em prol do meio ambiente e contribuir para a reutilização desse material, o descarte sustentável de eletrônicos é visto como uma forte estratégia para as empresas melhorarem sua reputação.  

Nos últimos anos, as pessoas têm direcionado um olhar mais crítico acerca das ações organizacionais, condenando ou até mesmo limitando suas operações de negócios caso percebam que as mesmas não desempenham uma boa conduta.

Visando à sobrevivência e credibilidade, as companhias não têm outra alternativa senão reestruturar a sua cultura organizacional e adquirir um posicionamento mais sério sobre a sustentabilidade.

A responsabilidade de adotar medidas mais conscientes, realizando o descarte ecológico de eletrônicos, torna-se ainda mais urgente para modelos de negócios que possuem uma área de TI própria e consomem mais equipamentos informáticos.

LEIA TAMBÉM | Como as soluções de TI podem diminuir os gastos de sua empresa? 

Como fazer um descarte sustentável na empresa

O descarte sustentável só pode ser classificado como tal, se a empresa conscientizar todos os seus integrantes a praticarem as seguintes ações:

Coleta seletiva

É preciso, primeiramente, coletar e separar o lixo eletrônico dos materiais recicláveis. Papéis, plásticos e vidro, por exemplo, devem ser alocados em um compartimento extra, enquanto aparelhos celulares, tablets, computadores, fios, cabos e pilhas em outro nicho específico.

É comum as empresas manterem lixo eletrônico em gavetas, armários e estantes. Caso isso ocorra também no seu negócio, certifique que todos os espaços foram averiguados durante a coleta.    

Pesquisa de pontos de coleta

Após fazer a classificação dos equipamentos para descarte, é necessário que a empresa pesquise os pontos de coleta mais próximos da sua região. 

Em grandes centros, onde existe a maior concentração de pessoas e organizações, é mais fácil localizar esses pontos. Já em cidades menores, pode ser que a equipe precise ir mais a fundo para achar os locais ou agendar um horário de atendimento. 

Devolução dos produtos descartados ao fabricante

Na ausência de pontos de coleta na região, a empresa deverá entrar em contato diretamente com o fabricante ou a loja que vendeu o produto. Como atuam com eletrônicos há anos, essas organizações já possuem experiência na área e no descarte sustentável dos equipamentos.

Alternativas que tornam a empresa mais sustentável

Além do descarte ecológico de eletrônicos, existem outras medidas que a empresa pode aplicar para se tornar mais sustentável. São elas:

Evitar o uso de sacolas plásticas

De acordo com especialistas, uma sacola plástica pode levar 400 mil anos para se decompor. Imagine, agora, a quantidade de sacolas que a sua empresa utiliza no mês e quantos milhões de anos serão necessários para que elas deixem de ser uma preocupação ao meio ambiente.

Quer tornar a empresa sustentável? Evite o uso de sacolas plásticas ou procure alternativas que geram pouco ou quase nenhum impacto como, sacolas biodegradáveis e caixas. 

Economizar energia e água

Adotar práticas que economizam água e energia elétrica também é interessante. Você pode, por exemplo, implementar sensores de movimento para que as luzes se acendam e se apaguem automaticamente, ou até mesmo colocar regulares nas torneiras para que as pessoas usem uma determinada quantia de água.

Investir em outsourcing de TI

Manter uma infraestrutura de TI na empresa não sai barato. Além de manter os aparelhos eletrônicos atualizados, é preciso também arcar com os custos de energia e aplicar o descarte ecológico de equipamentos.

Ao investir em outsourcing de TI, a empresa consegue reduzir todos esses custos drasticamente porque os serviços da área são terceirizados, então pode-se economizar com a compra de equipamentos e energia.

Quais ações sustentáveis a sua empresa já pratica? O que pretende fazer para assegurar um ambiente mais consciente em 2023?

Se gostou do conteúdo, leia também nosso post: Entenda as vantagens do outsourcing de TI! 

Compartilhe

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok

Bem-vindo á Arklok! Como podemos ajudar?