Você conhece o ChatGPT? Essa tecnologia usa a Inteligência Artificial para estabelecer uma conversa com o usuário e, a partir disso, gerar interações que podem trazer soluções alternativas para diversos problemas.
Lançado em novembro de 2022, o aplicativo alcançou 100 milhões de usuários em janeiro de 2023, segundo dados publicados no Yahoo Finance. Para comparação, esse número foi atingido pelo popular TikTok apenas 9 meses após seu lançamento.
Ao tempo em que o ChatGPT ganhou popularidade, ele gerou também debates e preocupações. Afinal, como será o futuro com o uso desse tipo de aplicativo?
Neste post você vai entender melhor o que é o ChatGPT e as contribuições que a tecnologia pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!
O que é ChatGPT?
O ChatGPT é uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial, capaz de reproduzir a linguagem humana e responder a diversas questões, inclusive as que envolvem um certo grau de complexidade.
O algoritmo do ChatGPT foi desenvolvido com base em redes neurais e Machine Learning, com foco em diálogos virtuais. Por isso, a ferramenta consegue desenvolver respostas e textos de qualidade, levando em consideração o contexto e os diferentes significados que um termo pode ter.
Essa tecnologia utiliza como referência todo o conteúdo disponibilizado na Internet, baseando-se em padrões e no cruzamento de informações para gerar suas respostas.
A empresa OpenAI, proprietária do ChatGPT, está projetando receitas de US$ 1 bilhão até 2024, de acordo com publicação da Reuters. Isso significa que a ferramenta recém está iniciando suas atividades, e que a partir de agora é só questão de tempo até que esteja mais presente em nosso cotidiano.
Quais são os possíveis usos do ChatGPT?
Por ser uma ferramenta muito nova, nem todos conhecem as possibilidades que o ChatGPT pode proporcionar. Conheça um pouco das capacidades dessa tecnologia que podem fazer a diferença no dia a dia da sua empresa.
Atendimento ao cliente
Como a ferramenta é capaz de simular uma conversa humana, o ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa no atendimento ao cliente. Ao integrar a tecnologia junto ao chatbot, o consumidor não precisará mais se sentir desconfortável ao conversar com a IA porque toda a interação ocorre de forma natural. Além disso, não há limite de tempo para o seu uso. O aplicativo pode responder aos usuários 24 horas por dia, todos os dias da semana.
É um instrumento bastante interessante que pode ajudar a empresa a cortar custos de operação e a melhorar o relacionamento com seu público-alvo.
Análise de dados
Fora o atendimento, o ChatGPT pode ser usado para coletar e analisar dados sobre o comportamento do cliente e o desempenho do negócio. Essas informações são muito importantes para a elaboração do planejamento estratégico, além de contribuir para a identificação de produtos ou serviços com maior margem de aceitação, e que podem trazer retornos financeiros mais elevados.
A tecnologia também pode fazer a diferença na descoberta de áreas de melhoria da empresa, permitindo planos de ação mais direcionados e eficientes.
Personalização
Um dos grandes trunfos do ChatGPT é a possibilidade de personalizá-lo para fornecer aos usuários uma experiência mais imersiva. Todas as respostas e recomendações podem ser entregues com base no histórico de compras e no próprio comportamento do cliente.
Com isso, a empresa pode melhorar a percepção que o público tem da sua empresa, e devido à maior taxa de aprovação, fidelizá-lo.
Redução de custos
A ferramenta também pode ser aplicada para reduzir os custos operacionais, graças à sua capacidade de automatizar tarefas. A empresa pode, por exemplo, reduzir a carga de ações repetitivas, criando uma equipe mais enxuta e voltada para cargos gerenciais e estratégicos — nos quais a inteligência humana é indispensável.
Assistente virtual
A tecnologia também pode ser usada como um assistente virtual para fornecer suporte aos funcionários. Isso inclui tarefas, como:
- Agendar reuniões;
- Gerenciar e-mails;
- Fornecer informações sobre políticas e procedimentos da empresa.
Todas essas atribuições são capazes de aumentar muito a produtividade da equipe, e ajudar os profissionais a se organizarem melhor diante dos compromissos.
Segundo informações publicadas em The Information, a Microsoft já começou alguns testes para integração do ChatGPT com aplicativos do pacote Office, como Word, Power Point e Outlook. A incorporação dessas ferramentas deve potencializar ainda mais o uso da IA como assistente virtual.
Suporte técnico
Com base nas informações geradas pela tecnologia, o ChatGPT pode servir como primeira base para suporte técnico, dando respostas aos problemas mais comuns encontrados pelos clientes em determinado equipamento de TI.
Se a questão for mais complexa, o atendimento pode ser direcionado para um especialista capaz de avaliar o problema com mais profundidade.
Revisar códigos
O ChatGPT também consegue criar códigos de programação e encontrar errosmais rapidamente. Isso pode ajudar as empresas que lidam com a criação de programas e aplicativos, pois serão capazes de entregar o produto em menos tempo, reduzir a incidência de erros e gerar mais satisfação aos usuários.
Criar tutoriais
Seu produto ou serviço tem uma instalação, ou um uso mais complexo? A ferramenta também consegue desenvolver tutoriais capazes de esclarecer essas questões para os próprios membros da equipe ou cliente. Esses tutoriais podem ser enviados como folders, acessados via QR Code, ou até mesmo disponibilizados no site da empresa.
Não podemos negar que o uso do ChatGPT pode transformar o mercado e a maneira com que as empresas lidam com seus processos internos. Ao mesmo tempo, novas funções devem ser geradas.
Ainda não há certezas sobre como será o futuro diante dessa transformação digital, mas uma coisa é certa: não implementar essa ferramenta no dia a dia da empresa pode ser fatal para a competitividade.
Sem tecnologia, dificilmente a empresa sobreviverá. Não importa o seu nicho de atuação, é preciso sempre estar à frente, e isso só é possível se existirem investimentos em inovação e tendências.
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