As 10 principais tendências tecnológicas para 2024

Em seu relatório, a empresa de consultoria Gartner lista as principais tendências tecnológicas para 2024 que terão o maior impacto nos negócios. Entre elas, estão:

  • Aplicativos inteligentes;
  • Tecnologia sustentável;
  • Plataformas do setor na nuvem;
  • Clientes-máquinas.

Neste artigo, explicaremos como essas e as outras 6 tendências de tecnologia funcionam e qual será o impacto delas no mercado e ambiente corporativo. Acompanhe!

Gartner e as tendências tecnológicas para 2024

1. Aplicativos inteligentes

Os aplicativos inteligentes são sistemas enriquecidos com Inteligência Artificial e dados de diferentes fontes, que têm a capacidade de aprender com as interações.

Isso promete transformar significativamente a experiência dos usuários e clientes, uma vez que será possível automatizar o trabalho em uma variedade mais ampla de casos e aumentar a produção de forma independente ou em conjunto com outros aplicativos.

O Gartner estima que até 2026, cerca de 30% dos novos aplicativos adotarão a IA para personalizar e aprimorar interfaces de usuário, proporcionando uma experiência adaptável e mais alinhada às necessidades individuais.

2. Tecnologia sustentável

O objetivo das tecnologias sustentáveis é reduzir os impactos ao meio ambiente, promover a igualdade social e aumentar os resultados de governança (ESG).

Essas soluções podem envolver Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e Internet das Coisas, que, além de impulsionar a sustentabilidade, contribuem para:

  • Melhorar os resultados em direitos humanos;
  • Fortalecer a conduta nos negócios;
  • Fornecer insights para aprimorar o desempenho empresarial.

Para o Gartner, 25% dos diretores de TI terão remuneração vinculada ao seu impacto tecnológico sustentável até 2027.

3. Plataformas do setor na nuvem

As plataformas de nuvem combinam diferentes serviços de software, como SaaS, PaaS e IaaS, para que as empresas possam personalizar seus ambientes e contratar apenas os recursos necessários para suas operações.

A combinação dessas plataformas poderá ser usada pelos líderes para obterem adaptabilidade e agilidade para responder às demandas empresariais e criar recursos exclusivos para o ecossistema de clientes e parceiros.

A previsão do Gartner é que até 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas do setor na nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios.

4. Clientes-máquinas

Os clientes-máquinas são atores não humanos capazes de adquirir bens e serviços em troca de pagamentos, ou seja, máquinas inteligentes que poderão realizar transações e negociações de forma totalmente autônoma.

Essa tendência tecnológica permitirá que as empresas criem seus próprios consumidores, impactando trilhões de compras até 2030.

O Gartner projeta, inclusive, que até 2028, aproximadamente 15 bilhões de produtos conectados terão potencial para agir como clientes, e devido a isso, 20% das lojas digitais legíveis por humanos se tornarão obsoletas até 2028.

5. Desenvolvimento aumentado por IA

O desenvolvimento aumentado por IA engloba ferramentas design-to-code, assistentes de codificação de IA e ferramentas de teste aumentadas com Inteligência Artificial.

A união desses componentes visa aprimorar a criação, teste e entrega de aplicativos, liberando os desenvolvedores de atividades repetitivas para focarem em ações de maior importância e valor.

O esperado é que até 2028, 75% dos engenheiros de software empresarial utilizem assistentes de codificação de IA.

6. Engenharia de plataforma

A tendência tecnológica da engenharia de plataforma é uma disciplina de construção e operação de plataformas que visa otimizar a experiência e a autonomia dos desenvolvedores durante a criação de softwares e aplicativos.

Essa plataforma é alimentada com diferentes ferramentas, processos e componentes reutilizáveis, sendo projetada para suprir todas as necessidades dos desenvolvedores.

Segundo o Gartner, até 2026, 80% das organizações de engenharia de software montarão equipes de plataforma em cima dessa tendência.

7. Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM)

A ascensão da Inteligência Artificial (IA) obrigará as empresas a gerenciarem a confiança, riscos e segurança associados a essa tecnologia.

Para isso, medidas como a criação de políticas de uso da IA, implementação de medidas de segurança cibernética avançada e monitoramento serão necessárias para garantir que as ferramentas de IA não se tornem prejudiciais, muito menos gerem efeitos negativos.

Para o Gartner, até 2026, todas as empresas que aplicarem a gestão de confiança, risco e segurança aos aplicativos de IA tomarão decisões mais precisas.

LEIA TAMBÉM | Monitoramento de TI: o que é e como se beneficiar da estratégia

8. Força de trabalho conectada aumentada

Essa tendência de tecnologia tem como proposta desenvolver as competências humanas, a partir da combinação de aplicativos, análises e soluções inteligentes.

Conforme o Gartner, até 2027, 25% dos CIOs utilizarão iniciativas da força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo de aquisição de competências em até 50% para cargos essenciais.

9. Gestão Contínua de Exposição a Ameaças (CTEM)

A Gestão Contínua de Exposição a Ameaças é uma abordagem que procura acelerar a identificação de vulnerabilidades e áreas de risco, otimizando a segurança cibernética em ambientes corporativos.

Espera-se que até 2026, muitas empresas priorizem investimentos em segurança com base em um programa CTEM e que percebam uma redução de dois terços nas violações.

10. IA generativa democratizada

A IA generativa democratizada, também chamada de GenAI, é uma das tendências tecnológicas mais aguardadas em 2024. Ela é capaz de criar conteúdos de imagem, fala e texto de forma automática, oferecendo potencial para empresas automatizarem tarefas, aumentarem a produtividade e reduzirem custos.

Essa capacidade se dá ao fato de que a IA é treinada a partir de um grande volume de informações, processando dados e padrões rapidamente, e aprendendo com os exemplos que lhe foram apresentados.

Mais de 80% das empresas terão usado interfaces de IA generativa democratizada em seus ambientes de produção até 2026, de acordo com o Gartner.

Quais dessas tendências em tecnologia sua empresa pretende investir? Se gostou do conteúdo, confira 5 dicas fundamentais para otimizar o orçamento de TI!

Compartilhe

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS E PROMOÇÕES

mobile-newsletter-arklok

Bem-vindo á Arklok! Como podemos ajudar?